CRECI AM 18ª REGIÃO

Palavra do Presidente

O CRECI-AM – Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado do Amazonas que representa mais de 5.665 profissionais inscritos e 523 imobiliárias, tem como missão disciplinar e fiscalizar a profissão de corretores de imóveis, provendo a sociedade, no âmbito estadual, de práticas de excelência, visando garantir segurança e tranquilidade às transações imobiliárias, com isso estabelecendo uma reserva de mercado, para que só o profissional habilitado, com formação específica e devidamente inscrito no Conselho possa atuar.

O Sistema COFECI/CRECI, sobressai pela organização, preocupação com a valorização profissional, qualificação e zelo com a profissão e ética.

Todo o trabalho desenvolvido conta com a participação direta de mais de 80 pessoas destacadas como Dirigentes, Conselheiros Efetivos, Conselheiros Suplentes, Delegados Regionais, Comissões de trabalho, funcionários e estagiários, buscando proporcionar a classe e a sociedade a melhor experiência possível na prestação dos nossos serviços e acima de tudo, fortalecer nosso lema “IMÓVEL SEGURO, SÓ COM O CORRETOR DE IMÓVEIS” e nossas ações ao combate do “EXERCÍCIO ILEGAL DA PROFISSÃO”.

Mesmo durante a pandemia causada pelo Novo Corona Vírus (COVID-19) o CRECI, assim como todos teve que se reinventar para continuar prestando um serviço com excelência, mantendo a ordem pública e trazendo segurança aos seus inscritos, tal como à toda sociedade.

O CRECI manteve suas metas primordiais a fiscalização intensiva ao combate do Exercício Ilegal da profissão e dos imóveis sem Registro de Incorporação, fortalecendo suas ações através de convênios e parcerias com alguns órgãos e Instituições como Ministério Público Estadual e Federal, Secretaria de Segurança Pública, Policia Federal, Policia Civil, Policia Militar, Prefeitura e demais órgãos fiscalizadores do município.

A valorização profissional foi foco desde o ingresso dos novos inscritos. Durante o ano, 180 novos corretores de imóveis receberam suas carteiras profissionais em solenidades virtuais formais, acompanhadas da Legislação resumida que compreende basicamente: a Lei 6530/78 (que regulamenta a profissão de corretor de imóveis disciplina o funcionamento de seus órgãos de fiscalização e dá outras providências); Decreto 81871/78 (regulamenta a Lei 6530/78); Resolução 326/92 (aprova o Código de Ética Profissional dos Corretores de Imóveis); Resolução 1066/07 (Estabelece nova regulamentação para funcionamento do Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários, assim como para elaboração de Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica e dá outras providencias – CNAI); entre outros como os direitos e deveres dos corretores de imóveis, assim como do Conselho.

Ainda pensando na valorização profissional foi dado continuidade ao PROECCI – Programa de Educação Continuada do Corretor de Imóveis em parceria com o CRECI-SP, para atender todos os profissionais, inclusive os que estão no interior, através do EAD, como nos cursos de: “Avaliação de Imóveis”; “Perito judicial”- voltado para o corretor de imóveis; “Calculadora HP12C”; “Prevenção a Lavagem de Dinheiro”, “Documentação Imobiliária”, entre outros inteiramente gratuitos para o corretor.

Destacamos o Setor de Fiscalização que atuou de forma firme, diligenciando, lavrando 366 Autos de Constatação e Infração, os que foram constatados o Exercício Ilegal da Profissão foram encaminhados para o setor jurídico para a Instauração de Processo e denúncia junto ao Ministério Público Estadual para que respondam ação criminal. Os diligenciados foram devidamente orientados e autuados quando cabíveis.

Os principais resultados da nossa gestão são a credibilidade da instituição em nosso segmento e nos demais órgãos de amparo e assistência à sociedade, a responsabilidade nos veículos de comunicação em nosso estado.

PAULO C. DE CARVALHO MOTA JÚNIOR
Presidente do CRECI-AM